Auditoria De Prontuários: Como Funciona E Para Quê Serve?

· 3 min read
Auditoria De Prontuários: Como Funciona E Para Quê Serve?

Ele deve ser feito desde a hora de conquistar o paciente, durante a consulta e também após. Assim, você vai completar o trio que forma esse sistema infalível de conquista e fidelização de novas pessoas para se consultarem com você. Você pode usar as redes sociais, o e-mail, o telefone, o chat online e até mesmo materiais de marketing de conteúdo para iniciar esse primeiro contato com o seu paciente no pré-atendimento.


  • Existem outras várias possibilidades, equipamentos, softwares que podem e devem ser utilizados.
  • Às vezes é necessário compartilhar o cuidado com outro profissional médico quando um tratamento não está trazendo o resultado esperado ou quando existe uma condição que não é tão prevalente.
  • O uso do prontuário eletrônico permite que o profissional preencha de maneira mais rápida as informações que são necessárias durante uma consulta, como anamnese, exames, prescrições de tratamentos e medicações.


Outra vantagem é que os exames ficam  armazenados em nuvem, só podendo ser acessados com login e senha próprios do profissional ou paciente. Essa é mais uma vantagem para as duas partes, uma vez que amplia o público das clínicas e oferece serviços cada vez mais especializados para o paciente. Destaca-se também que, mesmo na maior das metrópoles, com maior oferta de profissionais da saúde, buscar atendimento presencial se configura como um risco na conjuntura atual.  saiba mais aqui , há uma demanda grande de serviços que acaba obrigando os pacientes a se deslocarem para as grandes cidades em busca de atendimento. Esse método é menos comum e indicado para casos não urgentes, ou que não necessitem da interação direta entre profissional e paciente. Novos medicamentos, equipamentos e descobertas demandam dos profissionais de saúde constante atualização sobre novos conhecimentos  e novas ferramentas que, dia após dia, transformam a profissão.

Como Se Tornar Um Clínico Geral?


O clínico médico pode solicitar estes exames de acordo com a necessidade do paciente. O clínico médico pode contribuir com o diagnóstico de diversas condições de saúde e, especialmente, em consultas que visam um check-up preventivo ou a indicação de vacinas. O residente em clínica médica precisa ser curioso, atento e precisa estar sempre atualizado, a fim de construir um grande aporte de conhecimento médico.

Rmmg - Revista Médica De Minas Gerais


O especialista em clínica médica também presta serviços periciais nas instituições públicas, trabalha em escolas e nas empresas para pronto-atendimento. Ele também pode ser plantonista e atuar em ambulatório/consultório, já que engloba a atenção primária e lida com uma quantidade considerável de doenças agudas e crônicas. Os residentes  em clínica médica, de maneira geral, passam  por atividades ambulatoriais, de emergência e hospitalares. Também têm os rodízios em especialidades e as atividades acadêmicas e de pesquisa. A residência em Clínica Médica é o período de estudos para se tornar um clínico geral, também conhecido como médico clínico ou médico internista. A residência em clínica médica foca no cuidado do adulto, prestando assistência em todos os graus de complexidade.


Distribuição Geográfica Impacta Na Remuneração Do Clínico Geral



Exercite a lista de problemas → diagnósticos sindrômicos → diagnóstico etiológico. No Brasil, os termos “clínico geral” e “generalista” são popularmente utilizados para se referir ao médico sem especialização. Recém-formado, o profissional recebe o registro no Conselho Regional de Medicina e é considerado apto para praticar a Medicina. No entanto, o tratamento se limita aos casos de baixa complexidade, deixando os complexos para colegas de outras especialidades.